Maioria dos brasileiros está acima do peso, diz pesquisa. Mas argentinos são mais obesos, pondera ministro

Segundo pesquisa da Vigital (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para doenças crônicas realizadas por inquérito telefônico), divulgada pelo Ministério da Saúde no última quarta-feira (15), um número crescente de brasileiros está acima do peso, atingindo 52,5% da população adulta. Dentre essa porcentagem,17,9% já se encontram na faixa dos obesos. Número menor que o de países vizinhos, como a Argentina, que 20,5% da população são obesos.A opção cada vez mais frequente  por comidas mais rápidas, como os famosos fast food, é um dos motivos da estatística. Comida rápida geralmente não é sinônimo de alimentação equilibrada e ideal. Esse tem sido um dado preocupante de saúde publica mundial.

A boa notícia é que, pelo menos, a população está tendo mais consciência do que a obesidade pode causar. O número de pessoas adeptas as atividades físicas vem aumentando ao mesmo tempo que o consumo de comidas gordurosas tem diminuído. Existem também mais informações disponíveis e gratuitas sobre alimentação, necessidade de exercícios físicos e da importância de uma educação alimentar o mais cedo possível.

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, pondera que, apesar do aumento de obesos no país nestes últimos anos, o Brasil tem níveis abaixo aos países vizinhos como: Argentina (20,5%),  Paraguai (22,8%) e Chile (25,1%).

“O mais importante para o Brasil neste momento é deter o crescimento da obesidade. E nós conseguimos segurar esse aumento. Isso já é um grande ganho para a sociedade brasileira. Em relação ao sobrepeso, não temos o mesmo impacto da obesidade, de estabilização, mas também não temos nenhuma tendência de crescimento disparando”, destacou o ministro.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “Maioria dos brasileiros está acima do peso, diz pesquisa. Mas argentinos são mais obesos, pondera ministro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *