Imprimir roupas pode substituir armário num futuro próximo

Imagine sair de férias com as malas vazias, chegar no hotel, ver o clima e imprimir as roupas de acordo com as suas necessidades. Essa possibilidade poderá um dia ser realidade graças a impressora 3D. De acordo com o jornal inglês The Guardian, com o trabalho do estudante de moda Danit Peleg, sua realização está próxima.

Do famoso “ little black dress”, o pretinho básico a uma jaqueta brilhante vermelha, Peleg produziu toda sua coleção de graduação utilizando uma impressora 3D. Embora outros tenham trabalhado com impressoras anteriormente, essa foi a primeira coleção inteira desenhada para ser produzida, especialmente em pequenas máquinas que podem ser usadas em residências.Com formas geométricas, estampas futurísticas e texturas, as peças realizadas por Peleg são maleáveis graças à utilização de um material flexível chamado FilaFlex.

Essa realidade ainda não existe para o consumidor dados os custos e tempo envolvidos. Uma impressora do tipo custaria 6200 reais. A jaqueta vermelha, por exemplo, levou 220 horas, 1 quilo de material com custo médio de 250 reais. A roupa é impressa por seção e depois montada. Na avaliação de Peleg futuramente esse processo todo será bastante simples, apenas fazendo o download das estampas e imprimindo-as.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *