Vitamina Aquadeks e outros medicamentos para Fibrose Cística estão em falta em boa parte da rede pública do país

No Brasil, pacientes com fibrose Cística sofrem há aproximadamente três anos com a falta de uma vitamina específica para quem tem a doença, a Aquadeks. A maioria dos medicamento para Fibrose Cística são importados e de alto custo. Eles deveriam ser oferecidos na rede pública. No entanto, isso não acontece em diversos estados do país.

Em Brasília, por exemplo, quatro dos 13 medicamentos estão com estoques zerados. Um deles, o colistimetato, está em falta desde o final de abril. Em nota, a Secretaria de Saúde afirmou que os remédios estão em processo de compra. Também está faltando dois tipos de polivitamínicos e a vitamina K injetável.

A fibrose cística é uma doença genética que afeta principalmente os pulmões, o pâncreas e o sistema digestivo. No mundo, ela atinge aproximadamente 70 mil pessoas e é apontada pela Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram) como a doença genética grave mais comum da infância.

Com tratamento adequado e medicamentos, os pacientes podem ter uma vida normal. Mas, como foi mencionado, o custo dos medicamentos é alto e a maioria são importados.

No caso da vitamina Aquadeks (A, D, E ,K e minerais), não existe nada a nível nacional que a substitua e que dê um aporte nutricional aos pacientes fibrocísticos. Sem ela, os pacientes perdem vitaminas nas fezes. Algumas vezes, devido ao quadro pulmonar, existe um gasto a mais do organismo. A vitamina Aquadeks é específica para quem tem a doença.

A doença

A Fibrose Cística, também conhecida como a “doença do beijo salgado”, é genética, caracterizada por um gene defeituoso ( que vem do pai e da mãe). Com isso, a produção de muco é mais espessa que o usual. Nos pulmões, a doença pode levar a diversos problemas respiratórios. No pâncreas, ela causa deficiência enzimática. No organismo, ela leva a uma deficiência de vitaminas, que acarreta um déficit de crescimento e ganho de peso.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “Vitamina Aquadeks e outros medicamentos para Fibrose Cística estão em falta em boa parte da rede pública do país

  • 07/01/2017 em 11:42
    Permalink

    Lamentável, um País que é o mais taxativo no mundo, não tem capacidade de oferecer o minimo para seu povo, principalmente para suas crianças, que é a medicação essencial para o combate a varios tipos de doença. Que País é esse…………………..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *