Tocha olímpica é acesa na Grécia

A tocha olímpica foi acesa, nesta quinta-feira (21), nas  ruínas da antiga Olímpia. Foi uma cerimônia tradicional na qual se invoca o deus Apolo e se entrega a chama ao primeiro portador, que começa seu percurso pela Grécia antes de chegar ao Brasil, país sede da competição em agosto deste ano.

A importante função de acender a chama ficou por conta da atriz Katerina Lehú, em seu papel de Grande Sacerdotisa de Olímpia, rodeada de outras sacerdotisas e virgens vestais.

Como manda a tradição, a chama olímpica só pode ser acesa com raios solares e, embora exista um plano de contingência, por sorte o dia em Olímpia foi ensolarado e não houve qualquer intercorrência no rito.

Percurso saindo da Grécia

Agora, a tocha fará seu caminho pela Grécia durante seis dias, até chegar ao estádio Panatinaico, sede dos Jogos de Atenas de 1896. O símbolo máximo das Olimpíadas chega ao Brasil no dia 03 de maio.

O fogo olímpico passará antes pelo campo de refugiados de Eleonas, no oeste de Atenas, onde um refugiado sírio, cujo nome não foi revelado, erguerá a tocha em nome de todos os refugiados.

Informações preliminares dos veículos de comunicação local asseguram que o portador da tocha é um atleta sírio, antigo jogador de basquete e nadador, que fugiu de seu país após perder uma perna em um bombardeio.

Universalidade dos Jogos

Autoridades de diferentes comitês olímpicos insistiram na universalidade dos Jogos, que estão marcados para ocorrer entre os dias 5 e 21 de agosto no Brasil.

“Apesar das dificuldades que o Brasil está enfrentando hoje em dia, a chama é uma lembrança eterna de que todos somos parte da mesma humanidade. A chama é um antigo símbolo de paz e harmonia, um símbolo do poder da humanidade para se unir apesar de suas diferenças”, salientou Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), no discurso pronunciado antes do acendimento da chama.

“Os Jogos Olímpicos pertencem a todos os povos, a todos os continentes, a toda a humanidade”, afirmou Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *