Conta de luz não aguenta mais repasses, diz ministro de Minas e Energia

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, afirmou que há um entendimento “unânime” no ministério de que não é possível repassar à conta de energia do consumidor reajustes a partir de desequilíbrios tarifários apontados na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

“Estamos conversando com pessoas da própria secretaria do ministério e é unânime que não dá mais para repassar para a tarifa nenhuma conta. Temos de buscar uma solução, mas com a equipe formatada vamos fazer isso com calma”, destacou o ministro, após uma reunião com entidades do setor, a primeira após a assumir o cargo.

Bezerra afirmou ainda que é “urgente” a questão da apresentação dos balanços da Eletrobrás de 2014 e 2015 à SEC (órgão regulador do mercado de capitais americano), cujo prazo final é na quarta-feira. A SEC não recebe os balanços com ressalvas e a KPMG, consultoria responsável por auditar os documentos da Eletrobrás, não quer assiná-los.

Caso os resultados não sejam apresentados, a Eletrobras corre o risco de ter suas ações suspensas na Bolsa de Nova York e ainda ter o resgate de bônus de dívida antecipado, uma soma de R$ 40 bilhões, que seria arcado pelo Tesouro.

“Estou focado na montagem da equipe, mas a questão da Eletrobras se colocou na frente por conta da urgência”, salientou ainda o ministro. 

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *