De procurador-geral à presidência da República; veja o histórico de Michel Temer

O vice-presidente Michel Temer é o terceiro peemedebista a comandar o país sem ser cabeça de chapa na disputa eleitoral, após assumir interinamente o comando da Presidência da República, a partir desta quinta-feira (12). Ele comandará o Brasil até que a presidente Dilma Rousseff (PT) seja julgada definitivamente pelo crime de responsabilidade no processo de impeachment que tramita no Congresso Nacional.  

Michel Temer é doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Ele começou a carreira pública em 1983, quando foi nomeado procurador-geral do Estado de São Paulo. Em 1984, assumiu a Secretária de Segurança Pública da mesma entidade federativa e logo depois. Depois de quatro anos, foi eleito deputado federal, onde cumpriu seis mandatos consecutivos. Temer foi presidente da Casa nos anos de 1997, 1999 e 2009.

Articulação x futuro

Hoje, aos 75 anos e com o rompimento entre o PT e o PMDB já declarado, Temer teria articulado as principais medidas da sua gestão e pretende anunciar os nomes que vão compor a equipe durante o período de afastamento da presidente Dilma assim que for notificado.

O corte de dez ministérios e ações para reverter o cenário de crise econômica do país são as principais promessas do vice-presidente. Mas, além disso, o presidente em exercício terá um desafio ainda maior: conquistar a população brasileira, especialmente aqueles que compõem as classes C, D e E. O Bolsa Família, menina dos olhos do PT, por exemplo, ainda parece na corda bamba no governo Temer para parte dos eleitores.

Michel Temer vai ter uma tarefa difícil para executar, a situação economia do país que é extremamente delicada, apesar de não parecer ainda. Ele vai ter uma missão de corrigir os caminhos da economia e ao mesmo tempo debelar a instabilidade constitucional entre o Congresso e o Executivo. Isso se faz como muito conversa e articulação”, opina o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ernani Carvalho. 

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *