Jarbas Passarinho morre aos 96 anos

O ex-ministro, ex-senador e ex-governador do Pará Jarbas Passarinho faleceu na manhã deste domingo (5) aos 96 anos. Ele estava em Brasília e morreu em decorrência de problemas de saúde devido à idade avançada, de acordo com nota divulgada pelo governo do Pará.

Por conta da morte do político, o governo estadual decretou luto oficial de três dias.

O velório será a partir das 13h no Oratório do Soldado, em Brasília, cidade onde morava havia muitos anos. O enterro está marcado para as 16h no Campo da Esperança.

Nascido em Xapuri, no Acre, em 1920, Jarbas Passarinho começou sua trajetória política no Pará. Foi oficial do Exército e, na ditadura militar, assumiu em 1964 o governo do Pará.

Em 1966 deixou o governo do Pará. Foi eleito senador em seguida. Durante o mandato, foi chamado por Costa e Silva para assumir, em 1967, o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

O político participou da decisão que decretou o Ato Intitucional nº 5, conhecido como AI-5, no dia 13 de dezembro de 1968, e que deu amplos poderes para o regime militar.

Ainda durante o regime militar, Jarbas voltou ao Senado, Casa em que foi eleito presidente em 1981. Ele também foi ministro da Previdência do governo de João Figueiredo e ministro da Justiça do presidente Fernando Collor, depois redemocratização do país.

O político foi casado com Ruth de Castro Gonçalves Passarinho e teve cinco filhos. 

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *