Teori Zavascki libera denúncia sobre Cunha para julgamento no STF

O ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), despachou para julgamento a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no inquérito que investiga contas na Suíça mantidas pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As informações são do jornal O Globo.

Cunha é acusado pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A data do julgamento ainda não foi marcada. Porém, caso a denúncia seja aceita, ele passa à condição de réu.

O inquérito também investigava Claudia Cruz e Danielle Cunha, respectivamente mulher e filha do deputado. No entanto, o caso delas foi enviado para a Justiça Federal do Paraná. Na quinta-feira (9), o juiz Sérgio Moro acatou a denúncia contra Cláudia e ela se tornou ré. Cunha ainda é investigado no STF por ser deputado.

MP da Suíça garante que contas são do peemedebista

O Ministério Público da Suíça teria afirmado ao jornal O Globo que as contas pertencem ao peemedebista com certeza. Agora, elas encontram-se bloqueadas à espera de uma condenação definitiva das autoridades brasileiras para devolver o dinheiro sequestrado ao país, afirmou o órgão.

O presidente afastado da Câmara, vale lembrar, já é réu em outro processo da Lava-Jato, que investiga o recebimento de propina relativa a contratos de sondas da Petrobras.

Ontem, o STF deu prazo de cinco dias para Cunha defender-se. O prazo começa a contar a partir da notificação do peemedebista, o que deve acontecer logo. A decisão também é do relator da Lava-Jato no STF, ministro Teori. Ele explicou que Cunha será interrogado apenas no fim das investigações, de acordo com o Código de Processo Penal.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *