Lewandowski pede inclusão de áudios de Lula em Lava Jato

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, ordenou, nessa segunda-feira (18), a inclusão de material de parte da investigação da Operação Lava Jato que envolve o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e políticos com foro privilegiado. Vale lembrar que as apurações estão sob a condução do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Para Lewandowski, a parte da investigação em que Lula aparece em conversas grampeadas com políticos deve ser incluída para que o ministro Teori Zavascki, relator do processo, analise a legalidade da investigação ao retornar das férias, no dia 1º de agosto.

A determinação foi motivada por um recurso da defesa do ex-presidente. Os advogados pediram  liminarmente que toda a investigação sobre o ex-presidente da República volte ao STF porque os parlamentares citados em diálogos com Lula têm foro privilegiado e, por isso, só podem ser julgados pela Corte.

Na decisão, Lewandowski negou todos os pedidos dos advogados de Lula, mas, compreendeu que as gravações citadas pela defesa devem seguir separadamente para não gerar nova nulidade das provas.

“Assim, sem prejuízo do regular andamento das centenas de feitos em trâmite perante o juízo reclamado, convém que, por ora, as gravações apontadas como ilegais permaneçam sob sigilo e isoladas dos demais elementos de prova já colhidos nos demais processos em curso na instância de piso, até o exame definitivo da presente reclamação pelo ministro Teori Zavascki”, escreveu o ministro na decisão.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *