Quem é Osmar Terra ?

Atual ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, 67 anos, tem uma vida dedicada na defesa de políticas para a área de saúde.

Médico e mestre em Neurociência, Terra sempre militou na vida pública em defesa de iniciativas para melhoria do setor. No governo federal, tem se destacado na ação de projetos que permitam incrementar o programa Bolsa Família para que este seja uma porta de saída para as pessoas menos favorecidas.

Osmar Gasparini Terra nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 1950. Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Concluiu a graduação em 1974 e voltou para o Rio Grande. Em 1981, passou a militar no sindicato médico de Porto Alegre, onde atuou como dirigente sindical na primeira metade dos anos 1980.

Osmar Terra biografia

Em 1986, Osmar Terra foi convidado a comandar Superintendente do antigo Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social), cargo que ocupou até 1988. Ao longo desse período, teve papel fundamental na implementação do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado do Rio Grande do Sul. Essa experiência o credenciou como para ocupar o cargo de diretor da Secretaria Estadual de Saúde na gestão do governador Pedro Simon (1987-1991).

No ano seguinte, Terra candidatou-se a prefeito de Santa Rosa, município que fia a 490 km de Porto Alegre. Com apoio de diferentes partidos, foi eleito prefeito para o mandato entre 1993-1996. Dois anos depois, concorreu a uma cadeira de deputado federal e acabou conquistando uma vaga como suplente. Em 2001, assumiu seu mandato pela primeira vez em Brasília. Em 2002, disputou a reeleição e também ficou na suplência, assumindo o mandato em 2005.

No ano seguinte, concorreu de novo e, desta vez, ganhou uma vaga de titular. Contudo, em 2007, afastou-se do mandato para assumir o comando da Secretaria do Estado de Saúde. Em 2009, Osmar Terra concluiu o mestrado em Neurociência pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Foi nesse período que ele articulou e implementou o Programa Primeira Infância Melhor.

Em maio de 2016, Osmar Terra foi nomeado ministro do Desenvolvimento Social pelo presidente Michel Temer. No posto, ele já teve como principal iniciativa impulsionar o Bolsa Família por meio do programa Criança Feliz, que investe no acompanhamento de crianças de zero a três anos por agentes de saúde.  A primeira infância é uma de suas principais bandeiras. Em sua atuação no Congresso Nacional, Osmar Terra foi autor da lei 13.257/2016, que instituiu o Marco Legal da Primeira Infância.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • 05/11/2017 a 09:21
    Permalink

    Ministro Osmar Terra criou o Criança Feliz, melhor programa do atual governo

    Responder
Redação Brasil News

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.