Osmar Terra : é preciso reduzir a distância entre o preconizado e o realizado

Para o Ministro Osmar Terra, a infância brasileira é protegida por uma vasta legislação a partir da Constituição de 1988. Entretanto, existe uma inaceitável distância entre o ideal proposto pelos dispositivos legais e a realidade de vida e desenvolvimento da maioria das crianças brasileiras.

Há novos desafios no campo das leis e das políticas públicas a serem enfrentados pelos Parlamento e Poder Executivo”

Segundo Osmar Terra, existem comprovações científicas de que o desenvolvimento do cérebro humano é mais acelerado nos dois primeiros anos de vida e que o favorecimento para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais cria maiores oportunidades para aprendizagens mais complexas e um percurso escolar bem sucedido.

O ministro Terra destaca o impacto que as condições de vida desde a gestação, em particular a relação do cuidador com o bebê, exercem sobre o desenvolvimento humano.

Todas as habilidades e competências básicas humanas se organizam nos primeiros anos”.

Por isso, é imperativo ao Brasil envidar esforços significativos para modificar o cenário atual em relação à primeira infância, implementando políticas públicas específicas, focalizadas, para essa população.

Nessa medida, é recomendável fazer a migração do modelo médico tradicional para um modelo de atenção social (integral), que alcance todas as crianças nessa primeira fase da sua vida. Esse modelo deve considerar todas as variáveis do ambiente e do entorno físico e humano no qual cada criança esta inserida.

Entre as propostas de ações para a primeira infância, Osmar Terra destaca a revisão e aperfeiçoamento constante das políticas públicas, com vistas a propiciar o pleno desenvolvimento biopsicossocial das nossas crianças, com medidas específicas e ações prioritárias que operem a inclusão da população mais vulnerável.

Sites sobre Osmar Terra

Portal Oficial de Osmar Terra

Ministro Osmar Terra

Blog de Osmar Terra

Deputado Osmar Terra

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *