Co-piloto pode ter trancado cabine por dentro para derrubar avião

A caixa preta encontrada no local do acidente do A320 da Germanwings, começa a revelar segredos. De acordo com fontes próximas à investigação, o piloto teria deixado a cabine e foi incapaz de voltar durante a queda do avião.

“No início do voo, podemos ouvir que a tripulação, que conversa normalmente, em seguida, ouve-se o som de um dos tripulantes ir para trás, uma porta que se abre e se fecha, barulhos que indicam que alguém está batendo na porta e não houve mais conversa até o acidente”, disse a fonte citada pela AFP (Agence France-Presse).

Um investigador entrevistado pelo New York Times garantiu que, pela caixa preta, foi possível entender que o piloto fora da cabine tentou derrubar a porta.

Antes da separação entre o piloto e co-piloto, ambos conversavam em alemão e, de acordo com a AFP, os alarmes que indicam a proximidade do solo tocaram como esperado.

O piloto tinha mais de dez anos de experiência e cerca de 6.000 horas em aeronaves Airbus, o co-piloto oficial tinha sido contratado em setembro de 2013 e somente 630 horas de vôo, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira.

O procedimento de acesso com emergência ao cockpit é muito rigoroso. Se os pilotos presentes na cabine não responderem, a tripulaçao deve discar um código que abre a porta instantaneamente. O procedimento leva, teoricamente, 35 segundos. No entanto, o piloto pode ter trancar a porta por dentro.

A segunda caixa-preta ainda está sendo procurada

Em conferência de imprensa na última quarta-feira (25), Jouty Rémy, diretor do BEA, anunciou que tinha conseguido extrair dados importantes do gravador de voz dentro do cockpit. Ele fornece acesso a conversas entre o piloto e co-piloto, e todos os sons e anúncios ouvidos do cockpit.

A segunda caixa-preta, chamada “FDR” (flight data recorder, gravador de dados de voo) ainda está em busca. Sua “capa” foi encontrada, mas não a própria caixa preta em si, disse o presidente da França, François Hollande na quarta-feira à tarde. O diretor do BEA negou todos os rumores de sua espalhados em pedaços menores. Esta segunda caixa grava todos os parâmetros, segundo por segundos, durante um período de vinte e cinco horas de voo (velocidade, altitude, trajetória, etc.).

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *