Brasileiros querem novas eleições, aponta Ibope

A melhor saída para a crise do país, afirma a população brasileira, é a convocação de novas eleições. Segundo pesquisa Ibope feita entre 14 e 18 de abril, 62% dos entrevistados apoiam essa opção.

O percentual chegou a 70% na faixa etária entre 16 e 24 anos. O Ibope informou que 2.022 pessoas foram ouvidas em 142 municípios e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo apontou ainda que 8% consideram o impeachment da presidente Dilma Rousseff e sua substituição pelo vice Michel Temer é “a melhor forma de superar a crise política”.

Entenda

Segundo a legislação brasileira, só podem ser realizadas novos pleitos no caso de dos cargos de presidente e vice ficarem sem ninguém. Diante de um cenário assim, por exemplo, presidente da Câmara, atualmente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), assume o comando do país até as novas eleições.

Até o ano passado, se os cargos ficassem vagos nos dois últimos anos de mandato, seriam realizadas eleições indiretasNo entanto, a reforma eleitoral mudou o prazo para os últimos seis meses.

As saídas de Dilma e Temer poderiam acontecer se os dois abandonarem seus cargos, se o Congresso aprovar o impeachment de cada um – o de Dilma está no Senado e o de Temer parado na Câmara – ou por meio de cassação da chapa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *