Impeachment é aprovado pela Câmara dos Deputados

Em sessão, cuja duração chegou a mais de nove horas, o processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Por 367 votos favoráveis e 137 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou, Domingo 17 de Abril de 2016, a autorização para ter prosseguimento no Senado do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Após a aprovação, o processo, agora, segue para o Senado. Na Casa, uma nova comissão será formada para avaliar o parecer. Vale lembrar que apenas os senadores podem processar e julgar a presidente.

Por hora, o impeachment foi somente autorizado pelos deputados federais. Dilma só será afastada, mas temporariamente, caso o Senado aceite a medida. Já o arquivamento ou afastamento da presidente só acontece depois da fase de apuração e defesa.

Votação

Na Câmara dos Deputados, a sessão foi iniciada por volta das 13h. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu a sessão, detalhou o rito de votação e os líderes começaram a discursar a favor e contra o impedimento. As falas duraram cerca de três horas e meia. O processo de votação começou por volta das 16h30.

Os deputados tinham somente, no máximo, 10 segundos para votar, porém a maioria não respeitou o limite. Em seus discursos quase ninguém citou as pedaladas fiscais, motivo pelo qual Dilma sofre o processo. No entanto, citaram Deus, suas família, seus filhos, com direito a recado de feliz aniversário para neta, além de troca de farpas.

Futuro: Envio ao Senado: Quando chegar ao Senado, o afastamento da presidente por 180 dias só ocorre se lá for autorizada a instalação do processo de impeachment. Se isso acontecer, o vice Michel Temer (PMDB) assume.

No Senado Federal, a continuidade do processo no Senado será definido pelo voto da maioria simples.Portanto, exige metade dos presentes mais um, desde que estejam presentes na sessão ao menos 41 dos 81 parlamentares.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *