A solução mais simples, rápida e eficaz, por Ricardo Santa Ritta Filho

Nosso país passa por um período de reestruturação institucional. A economia é o alento dos poderes. Se ela vai mal, todo o resto a acompanha. Se ela vai bem, daí tempestade vai embora dando lugar a um céu azul. E dos problemas sociais, humanos, gerenciais, jurídicos, econômicos e políticos a sociedade Brasileira anseia por soluções de curto prazo, precedida das óbvias soluções a médio e longo prazo que serão amargas, porém duradouras.

Assim se discute a qual caminho rumar inicialmente para uma solução de curto prazo, simples, rápida, fácil, eficaz. Nesse sentido deve-se investir no desenvolvimento regional. A partir da base da pirâmide social e econômica. Trazer à tona o conceito inicial das ‘bolsas sociais‘ que FHC herdou de Dona Ruth e que Lula apelidou de Bolsa Família unificando as políticas. É gerar renda distribuída aos moradores do interior e das zonas periféricas dos grandes centros urbanos, é fomentar o empreendedorismo local, buscar na base resgatar o mercado regional como base de produção.

Modelo de consumo e modelo de produção 

Há uma grande diferença entre o modelo de consumo para o modelo de produção. No de consumo os governos davam dinheiro vivo para gerar consumo a partir das pequenas localidades, e isso fazia encadeamento econômico girando ‘a roda’. Agora, o modelo de produção consiste em fomentar os pequenos e micro empresários a investirem cada qual um pouco em seu negócio local. Seja o feirante que vende frutas, a dona de casa que coloca uma máquina de xerox na garagem, a aposentada que faz bordado, a universitária que vende bolo, o pedreiro que faz bico de serviços gerais.

A solução ideal encontrada por Ricardo Santa Ritta Filho

A solução está nesses pequenos gigantes brasileiros que em geral geram um emprego apenas, ou no máximo dois quando ele está incluído no processo de produção. Nosso país tem característica forte para a economia de serviços.

E apenas reduzindo a carga tributária do pequeno empreendedor, dando acesso ao crédito, atraindo ele para formalização de seu negócio, proporcionando crescimento gradativo para que ele gere pelo menos mais um emprego, assim teremos a saída mais rápida, simples e eficaz.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *