Deputado JHC pede impeachment de Temer

O deputado João Henrique Caldas (PSB-AL), conhecido como JHC foi o primeiro parlamentar da base governista a protocolar um pedido de impeachment contra o Presidente da República, Michel Temer. Ele apresentou o pedido de afastamento na noite desta quarta-feira (17-05).

O presidente Michel Temer, segundo reportagem do jornal “O Globo” teria avalizado a compra do silencia do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, através da empresa JBS. A delação premiada dos donos da JBS afirmam que Temer teria concordado.

Este procedimento, além de contribuir para a já intrincada situação político, social e econômica, viola o dever constitucional do proteger o texto fundamental, além de desnudar a total ausência de condições mínimas para liderar o país rumo à saída da maior crise de sua história”, argumentou o deputado no pedido.

De acordo com JHC, Michel Temer cometeu crime de responsabilidade porque teria atentado contra o livre exercício poder Judiciário e do Ministério Público. O pedido de impeachment do deputado alagoano será analisado pelo presidente Rodrigo Maia, junto com outro pedido idêntico elaborado por partidos de oposição.

Quem é João Henrique Caldas (JHC) ?

JHC, foi o candidato a deputado federal mais votado em seu estado nas eleições de 2014 conseguindo mais de 68 mil votos apenas na capital, Maceió. Ao assumir o mandato JHC recusou o recebimento do chamado “Auxílio-paleto” e destinou o dinheiro à Universidade Estadual de Alagoas. Hoje exerce a função de Terceiro-Secretário da Mesa da Câmara dos Deputados do Brasil.

Deputado João Henrique Caldas - JHC
Deputado João Henrique Caldas – JHC

Cursou Direito no UniCEUB, vindo a se formar posteriormente no CESMAC e é Pós-Graduando em Direito Digital e Compliance.

Como Deputado Federal, foi um dos fundadores da chamada Frente Parlamentar pela Internet Livre e Sem Limites, quem tem por objetivo criar um espaço de discussão com os dirigentes das operadoras de telefonia, sindicatos, agências reguladoras, órgãos de proteção ao consumidor, Conselho Administrativo de Defesa Econômica e conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil, com relação a telefonia fixa e móvel e o uso e funcionamento da Internet no Brasil.

Tendo ingressado na Assembleia Legislativa de Alagoas com apenas 23 anos, desde que assumiu o mandato JHC demonstrou postura independente ao Governo do Estado, que tinha como governador Teotônio Vilela Filho (PSDB).

Entre as ações desempenhadas, destacam-se a criação da Comissão de Ciência e Tecnologia , Parlamento Jovem, Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte , Comissão Especial das Enchentes e denúncias de irregularidades que mais tarde culminariam com o afastamento da Mesa Diretora, então presidida pelo deputado Fernando Toledo (PSDB).

Até 2016 JHC já havia recebido o prêmio de melhor parlamentar de Alagoas e um dos melhores do país segundo o Congresso em Foco e o Atlas Político, criado por pesquisadores da Universidade de Harvard.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “Deputado JHC pede impeachment de Temer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *