Aegea Engenharia investe em compliance e cria Gerência de Integridade

Aegea Engenheria reforça controles internos para coibir desvios e aperfeiçoa Código de Conduta para todos os colaboradores

Atenta as melhores práticas de mercado, a companhia Aegea Engenharia fortaleceu sua governança com a criação da Gerência de Integridade. A chefe da área, Tamara Willmann, explica que a estreita relação da empresa com entes públicos exigiu um aperfeiçoamento dos controles internos para evitar qualquer desvio de conduta.

“Em função da nossa relação com entes públicos, o nosso nível de exposição é muito grande. Por isso o programa vem para nos deixar mais fortes e preparados para enfrentar momentos delicados”, comenta.

a Aegea Engenharia está presente em 48 cidades em 10 Estados brasileiros

Aegea Engenharia está presente em 48 cidades
Aegea Engenharia está presente em 48 cidades

Com participação de mercado de 23,6% no setor de saneamento privado, a Aegea está presente em 48 cidades em 10 estados brasileiros, sendo eles Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí. Criada em 2010, a empresa atende 5,4 milhões de pessoas e desenvolve soluções sob medida para cada localidade.

Conforme ela, a decisão estratégica levou em conta a necessidade de aperfeiçoar a política anticorrupção, de prevenção de lavagem de dinheiro, os procedimentos de investigação interna, de participação em licitações e de proibição de pagamento de facilitação. Tamara detalha que um grupo de trabalho foi constituído para tratar do tema e, em seguida, se transformou na Gerência de Integridade.

“Revisamos o Código de Conduta, que foi ampliado com as melhores práticas. Vamos implantar 15 políticas no decorrer de 2017”, conta.

Além disso, uma agenda de comunicação interna e treinamentos para os colaboradores farão parte das ações para que as normas de compilance se tornem mais uma marca da Aegea.

“Garantir o envolvimento de todos na Aegea e também estimular o senso de responsabilidade, pois o programa não é meu, não é do CEO, não é do conselho – é da empresa. Fazer com que os funcionários tenham consciência disso é muito importante para que o programa tenha sucesso”, afirma.

A Aegea contratou a Complience Total

Diante da relevância do tema, a Aegea contratou a Compliance Total, companhia com expertise em aperfeiçoar a governança de empresas. Tamara destaca que cursos por meio de ensino à distância serão oferecidos aos empregados da Gerência de Integridade para que se tornem multiplicadores de conhecimento.

“A partir desses cursos, a área de compliance da Aegea elaborará cursos próprios para amadurecer o programa. Acreditamos que em dois ou três anos já será possível perceber avanços ainda mais sólidos em nossa cultura”, diz.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “Aegea Engenharia investe em compliance e cria Gerência de Integridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *