Empréstimos ficam mais caros para aposentados e pensionistas

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, nesta quinta-feira (29), as novas taxas limites de crédito consignado para aposentados e pensionistas da Previdência Social. Nos casos de empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34%. Para empréstimos no cartão de crédito, a taxa salta de 3,06% para 3,36%. A mudança valerá depois de publicada no Diário Oficial da União, nos próximos dias.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, desde maio passado, a intenção já era aumentar os juros. O sistema financeiro negociava taxa limite de 2,48% para o empréstimo pessoal e 3,49% para a modalidade cartão de crédito. No entanto, a proposta não foi aceita.

No último dia 22, o Diário Oficial da União publicou a lei que amplia o limite de renda que pode ser comprometido com crédito consignado, descontado em folha de pagamento.

Agora, o valor passou de 30% para 35%. O percentual adicional de 5% será destinado para pagar dívidas de cartão de crédito ou para saque por meio de cartão.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *