Número de inadimplentes cresce nas principais áreas do país

O número de consumidores brasileiros Número de inadimplentes cresce nas principais áreas do país cresceu nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul em janeiro. Com isso, contas básicas, como água e luz, são as mais atrasadas, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os especialistas responsáveis pelo levantamento acreditam que, com a crise econômica e a alta do desemprego, as dívidas devem avançar ainda mais em 2016, mesmo com o aumento da seletividade na concessão do crédito.

Das quatro regiões pesquisadas pelo SPC Brasil, a Nordeste foi a que registrou maior avanço no total de consumidores com contas em atraso na comparação com janeiro de 2015, com alta de 6,86%, seguido por Sul (4,77%), Centro-Oeste (4,59%) e Norte (3,71%).

Detalhes

Na abertura por segmentos econômicos, os atrasos nas contas de água e luz foram mais altos em duas das quatro regiões estudadas. Os aumentos foram de 17,01% no Sul e de 13,30% no Centro-Oeste em janeiro de 2016 ante igual mês de 2015.

“Esse fato demonstra que o aperto financeiro já impactou a capacidade de pagamento até mesmo das contas do dia a dia”, aponta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Segundo o SPC Brasil, 2016 pode registrar aumento dos inadimplentes. Além da piora das condições macroeconômicas e da elevação da taxa de desemprego, outros pontos devem pesar no atraso nas contas.

“A aceleração da inflação tem feito com que o planejamento financeiro dos consumidores fique prejudicado, já que há perda constante do poder de compra. Além disso, a escalada nas taxas de juros encarece as parcelas das compras realizadas a prazo e dos financiamentos, dificultando assim o pagamento em dia dos compromissos financeiros”, diz ainda Marcela.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *