TCU recomenda procedimentos para concessão de diárias a servidores

Em decisão recente, o Tribunal de Contas da União – TCU recomendou a aplicação de procedimentos para a concessão de diárias nos órgãos. Por meio do Acórdão nº 1954/2016 – Plenário, o ministro-relator Bruno Dantas sugeriu que sejam melhorias nos controles internos e procedimentos administrativos relativos à concessão e controle de diárias a servidores, de modo a assegurar a restituição de valores recebidos em excesso ou sem o devido deslocamento de servidor.

O Decreto Federal nº 5.992/2006, referido no Acórdão do TCU, foi editado para estabelecer regras mais precisas sobre a percepção de diárias para o servidor da administração federal direta, autárquica e fundacional. Apesar disso, poderá ser necessária a edição de normas internas em cada órgão ou entidade para aprimorar a concessão de diárias.

Caráter indenizatório

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, estabelece que o servidor público federal poderá receber diárias quando afastar-se da sede para outra localidade no território nacional ou para o exterior para exercer atividades de interesse público. Nesse caso, a diária será dada por meio de pecúnia, ou seja, em dinheiro para que o servidor pague despesas extraordinárias com pousada/hotel, alimentação e locomoção urbana. A propósito, a diária tem caráter indenizatório, portanto, não incide a contribuição previdenciária e será custeada integralmente pelo ente político.

O art. 58 elenca os casos em que o servidor fará jus as diárias, porém, tal dispositivo não aborda com profundidade todos os requisitos que a Administração Pública deve seguir para conceder a indenização. Dessa forma, é possível que os órgãos ou entidades públicas estabeleçam procedimentos e critérios internos para a concessão de diárias, já que esse pagamento será diferenciado em cada órgão”, afirma.

Um exemplo é o Ministério das Relações Exteriores, que deve conceder diversas diárias aos seus servidores, uma vez que a atividade-fim desse ministério é manter relações com outros países. É importante, contudo, que cada órgão ou entidade, ao criar a sua norma interna, obedeça ao ordenamento jurídico e ao princípio da indisponibilidade do interesse público que regem e guiam as decisões administrativas.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “TCU recomenda procedimentos para concessão de diárias a servidores

  • 30/07/2019 em 04:40
    Permalink

    I have noticed you don’t monetize n3w5.com.br, don’t waste your traffic, you can earn extra cash every
    month with new monetization method. This is the best adsense alternative for any type of website (they approve all sites), for more details simply search
    in gooogle: murgrabia’s tools

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *