Principais noticias dos jornais nacionais de Segunda-feira 5 de Junho de 2017

Manchete do jornal O Globo: Defesa do presidente teme novas gravações

Manchete do jornal Folha de S.Paulo: Defesa de Temer acusa Janot de agir contra o TSE

Manchete do jornal O Estado de S.Paulo: Janot quer constranger TSE, diz defesa de Temer

Manchete do jornal Valor Econômico: PIB per capita cai 11% e levará 5 anos para voltar

 

‘Temer não renuncia e termina o mandato’ é o título de entrevista de Carlos Marun ao Estadão

Anatomia de uma conspiração”. É esse o título do manuscrito em que o deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) está registrando suas impressões da crise que abalou o governo desde a divulgação da gravação da conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, da JBS.

No dia 24 de maio, uma semana depois do petardo, Marun leu para o Estado um trecho do texto: “A imprensa se divide. Alguns órgãos destacam a ausência de comprometimento concreto do presidente no áudio. Já a Globo intensifica o ataque, e pede a saída do presidente. Voltei para o Planalto. Lá, encontrei o presidente abalado com o editorial. Confesso que o vi com o ânimo diminuído. Cheguei a falar alto para motivá-lo. Mas uma notícia ao mesmo tempo chocante e alvissareira começava a ser divulgada: (os jornais) Folha e Estado divulgaram que o áudio tinha edições”.

http://equilibreanalises.com.br/noticias/congresso/2017/06/05/temer-nao-renuncia-e-termina-o-mandato-e-o-titulo-de-entrevista-de-carlos-marun-ao-estadao

 

Crise se aprofundará se dermos força a um governo que acabou’ é o título de entrevista com Daniel Coelho no Globo

A situação é muito grave. O presidente tem perdido governabilidade, e já havia dificuldades. As questões éticas e a falta de apoio político ao governo com certeza comprometem a possibilidade de reformas mais profundas, e é por isso que boa parte da bancada do PSDB hoje defende que o partido atue de forma independente, entregando os cargos no governo, mas sem deixar de votar as matérias de interesse do país e sem querer buscar o quanto pior melhor.

Por que a direção do PSDB não tem sido sensível a esse sentimento de se afastar do governo?

A direção está ouvindo a todos. A gente teve uma situação de dificuldade evidente pela saída de Aécio (Neves) da presidência do partido, mas (Ricardo) Tripoli (líder da bancada na Câmara) está fazendo um excelente trabalho. Ao longo dessa semana, ele escutou, em pequenos grupos, todos os deputados, e tenho certeza que o partido vai deliberar pela vontade da maioria. Na primeira reunião, esse nosso grupo não era majoritário, mas já era grande e temos recebido adesões e até com possível posição tomada pelo diretório de São Paulo. Acredito que, na próxima semana, ela se torne majoritária.

http://equilibreanalises.com.br/noticias/congresso/2017/06/05/crise-se-aprofundara-se-dermos-forca-a-um-governo-que-acabou-e-o-titulo-de-entrevista-com-daniel-coelho-no-globo

 

Planalto teme denúncia para pressionar TSE, diz o Valor

O presidente e seus assessores políticos estão convencidos de que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Michel Temer será antecipada e deverá ocorrer já nos próximos dias, como forma de elevar a pressão sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que retoma amanhã à noite o julgamento da chapa Dilma-Temer, vitoriosa nas eleições de 2014.

A cassação pelo TSE ainda é a maneira mais rápida de depor o presidente, que não aceita renunciar ao mandato. Vários fatos apoiam essa conclusão, entre eles a informação da própria Procuradoria de que haveria uma nova ofensiva contra Temer antes que tivessem resultado as iniciativas dos políticos para restringir os efeitos da Operação Lava-Jato.

http://equilibreanalises.com.br/noticias/tse/2017/06/05/planalto-teme-denuncia-para-pressionar-tse-diz-o-valor

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *