Sanções ao Irã são canceladas após país cumprir acordo nuclear

As sanções internacionais contra o Irã foram suspensas neste sábado (16), depois de a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) garantir que o país cumpriu os termos do acordo nuclear firmado com os EUA e outros cinco países em 14 de julho de 2015.

Após o anúncio da decisão, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, destacou em seguida que o presidente Barack Obama já assinou ordens executivas removendo as sanções econômicas do país ao Irã.

“Hoje é o primeiro dia de um mundo mais seguro”, disse Kerry. Ele afirmou também que o sucesso do tratado é mais um lembrete sobre “o poder da diplomacia para lidar com desafios significativos”.

O presidente iraniano Hassan Rouhani comemorou a decisão em seu Twitter, onde escreveu que “agradece a Deus por essa bênção”. Para ele, o anúncio se trata de uma “vitória gloriosa” para o país que “humildemente” cumpriu o que prometeu ao assumir o cargo.

Em um comunicado, o diretor geral da IAEA, Yukiya Amano, analisou que a decisão significa que “as relações entre o Irã e a IAEA entram agora em uma nova fase. É um dia importante para a comunidade internacional. Congratulamos todos aqueles que ajudaram isso a se tornar uma realidade”.

As sanções impostas ao Irã impediram o acesso do país a US$ 80 milhões do sistema financeiro global internacional. Além disso, reduziram suas exportações de petróleo, prejudicando a renda de cidadãos comuns no país, que tem 77 milhões de habitantes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *