França limita doações de sangue por medo de Zika vírus

A França restringiu as doações de sangue vinda de pessoas que estiveram áreas afetadas pelo vírus Zika. O anúncio da decisão foi feito no último domingo (7). Segundo a ministra da Saúde do país, Marisol Touraine, aqueles cidadãos que queiram fazer doações de sangue na França e que tenham viajado para regiões onde o vírus “tem expressão epidêmica” terão que esperar 28 dias para poder fazer a coleta.

Touraine aconselhou as mulheres grávidas a evitar, “se puderem”, viajar para as regiões da América Central e do Sul. Em relação às gestantes das regiões francesas na América, a ministra recomendou o controle médico permanente. De acordo com ela, a França está disponibilizando testes, pagos pela Segurança Social, para identificarem mulheres contaminadas.

Existem atualmente 18 casos de Zika registrados na França, todos importados, disse a ministra. Antes, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) já tinha considerado “adequado” restringir as doações de sangue de viajantes oriundos de países de risco, como mostrou o Brasil N3w5.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *