Coreia do Norte afirma que realizará “em breve” novos testes nucleares

A Coreia do Norte afirmou, nesta terça-feira (15), que planeja realizar “em breve” novos testes nucleares e de mísseis balísticos, ignorando, assim, o momento de tensão na região depois das sanções impostas contra o regime comunista e pelos exercícios militares conjuntos realizados por Coreia do Sul e Estados Unidos.

Segundo a agência estatal de notícias norte-coreana “KCNA”, líder do regime, Kim Jong-un, afirmou que, “em um curto período de tempo”, serão feitos “um teste de detonação de uma ogiva nuclear e um teste de lançamento de vários tipos de mísseis balísticos de fabricação local capazes de transportar ogivas atômicas”.

O ditador, que insiste com a mesma ameaça há algumas semanas, deu ordens para as “áreas relevantes para realizarem os preparativos até os últimos detalhes”.

Na sua visita às instalações militares, a agência narrou que Kim presenciou um teste de resistência térmica das ogivas dos mísseis intercontinentais norte-coreanos, provavelmente preparado para transportar substâncias atômicas.

Apesar de o governo norte-coreano ter declarado em várias ocasiões sua intenção de seguir realizando testes nucleares, esta é a primeira vez que é anunciado publicamente a ideia de fazê-lo em breve.

Outro lado

A Coreia do Sul, por sua vez, salientou mais uma vez hoje que o Norte prepara algum tipo de “provocação” armada próximo a fronteira e que planeja enviar drones – provavelmente de espionagem – ao país vizinho, segundo informou o Ministério da Defesa aos deputados da Assembleia Nacional (parlamento) de Seul.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *