OMS diz que vacina contra zika pode chegar “tarde demais”

Na avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS) , uma vacina contra o vírus Zika pode chegar “tarde demais” para ter um impacto real na atual epidemia na América Latina.

“O desenvolvimento das vacinas ainda está em um estágio muito precoce e as opções mais avançadas ainda vão demorar vários meses para serem testadas em humanos”, salientou a diretora-geral-adjunta da OMS, Marie-Paule Kieny. Ela acrescentou que “é possível que as vacinas cheguem tarde demais para o atual surto na América Latina”.

Segundo a especialista, a vacina agiria como “imperativo”, especialmente para mulheres grávidas e para mulheres em idade fértil.

No entanto, o diretor do instituto de pesquisa brasileiro Butantan, Jorge Kalil, garantiu que o processo será lento: “Talvez dentro de três anos tenhamos uma vacina. Três anos, sendo otimista”.

As declarações foram feitas em  reunião do comitê de emergência da OMS, que juntou especialistas e representantes dos países afetados. Os cientistas presentes no encontro definiram como prioridades o desenvolvimento de testes de diagnóstico, a produção de vacinas para mulheres em idade fértil e a criação de instrumentos de controle vetorial que permitam reduzir a população de mosquitos.

“O vírus Zika leva a uma infecção moderada e quase inofensiva na maioria dos pacientes”, recordou Marie-Paule Kieny, destacando que, por esse motivo, a fabricação de medicamentos para tratar a infecção “e menos prioritária nesta fase”.

“A necessidade mais premente é o desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico e prevenção para preencher a atual lacuna na investigação e para proteger as mulheres grávidas e os seus bebês”, concluiu.

Pesquisas

Segundo a OMS, 67 empresas e instituições estão fazendo testes para produzir vacinas, medicamentos e produtos para controlar o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus Zika.

São 31 equipes trabalhando em testes de diagnóstico, 18 empenhadas no desenvolvimento de vacinas, oito para tratar da doença e 10 no controle do mosquito transmissor. 

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *