Explosão mata mais de cem e deixa 300 feridos na Índia

Uma explosão de material pirotécnico supostamente provocada por uma faísca matou mais mais cem pessoas e deixou 300 feridos neste domingo, na Índia. O incidente aconteceu em uma celebração festiva em um templo do sul do país, no pior incêndio em mais de uma década no país. 
Segundo testemunhas, o fogo teve início após horas de espetáculo com fogos de artifício no templo de Puttingal, no distrito de Kollam do estado de Kerala, quando uma faísca do material pirotécnico provocou a tragédia.

Um representante da polícia de Kerala, Anil Kumar, disse à Agência Efe que “o número oficial de mortos é de 105, enquanto o de feridos é de aproximadamente 350, porque varia”.

“A operação de resgate continua com equipes de emergência, o exército, a polícia e os bombeiros trabalhando, e também com a ajuda da população local”, disse ainda o porta-voz.

Resgate

O exército indiano enviou quatro helicópteros, dois aviões e dois navios para colaborar na retirada das vítimas do local.

Além disso, equipes médicas de várias regiões foram enviadas do país para reforçar o atendimento aos feridos, segundo informou o Ministério da Defesa da Índia por meio do Twitter.

Por trás da tragédia, há uma série de polêmicas envolvendo a suposta falta de autorização do templo para utilizar material inflamável e pirotécnico.

Em Kerala há uma proibição de utilização de material pirotécnico por distritos, porém as autoridades concedem autorizações pontuais para seu uso em celebrações específicas. Contudo, segundo informações preliminares, o templo não possuía qualquer permissão. 

Um responsável da administração local, A. Shainamol, apontou à rede de TV indiana “NDTV” que o templo não tinha autorização para usar o material. Já o jornal “The Indian Express” informou que a polícia já havia dito que o centro religioso não tinha permissão para fazer tal celebração. 

Segundo a agência indiana “PTI”, as autoridades já denunciaram os responsáveis pelo templo e as fornecedoras do material pirotécnico. 

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *