ONU quer acabar com a HIV até 2030

A sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, foi palco de uma reunião com o objetivo de acabar com a Aids no mundo até 2030.  Ministros, funcionários governamentais e representantes de organizações internacionais da área de saúde aprovaram uma declaração política no encontro sobre ações para enfrentar a doença.

O documento propõe um conjunto de metas específicas que devem ser atingidas até 2020 para sanar a Aids na década seguinte e estabeleceu também a proposta de reduzir as mortes relacionadas com a Aids para menos de 500 mil em todo o planeta até 2020 e eliminar, no mesmo período, a imagem negativa ligada aos portadores do HIV.

“As decisões tomadas aqui, incluindo o compromisso de zero nova infecção por HIV, zero morte relacionada à Aids e zero discriminação, irão proporcionar o ponto de partida para a implementação de uma agenda inovadora, baseada em evidências e socialmente justa que alcançará o fim da epidemia de AIDS até 2030”, afirmou o diretor executivo do Unaids, Michel Sidibé.

Entenda

A exterminação total da Aids é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados pelos Estados integrantes da ONU em 2015. De acordo com a diretora do Unaids no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, todos os povos do mundo devem se engajar para que a meta seja atingida.

“Vivemos hoje um momento histórico em que realmente o mundo pode vislumbrar o fim da epidemia”, afirmou Georgiana em declaração à Rádio ONU.

Crianças

A declaração determina que o compromisso dos países para eliminar novas infecções por HIV deve incluir as crianças. Assim, a meta é “eliminar novas infecções por HIV entre as crianças em 95% em todas as regiões até 2020”.

O documento mostra que 2 mil novas infecções – um terço de todas as novas infecções – ocorrem todos os dias entre os jovens, “mas apenas 28% das mulheres jovens têm conhecimento apurado sobre o HIV”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *