PF indicia presidente da Samarco e mais seis por crimes ambientais

A Polícia Federal disse nesta quarta-feira (13) que indiciou o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi de Aragão, e mais seis funcionários da empresa por crimes ambientais. Além deles, a mineradora e as empresas Vale, que controla a Samarco juntamente com a anglo-australiana BHP e Vogbr,responsável pela auditagem das barragens, também foram indiciadas.

A Samarco é a administradora barragem de Fundão, em Mariana (MG), que se rompeu no dia 5 de novembro do ano passado, resultando na morte de 17 pessoas e o desaparecimento de outras duas. A tragédia foi considerada o pior desastre ambiental do país.

Segundo a divulgada pela PF, os indiciamentos ocorrem com base na lei de crimes ambientais: “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

A pena vai de seis meses a um ano de prisão, mais multa.

Vale responde

Em nota, a Vale destacou “que recebeu com surpresa a notícia de seu indiciamento em face do acidente ocorrido com a barragem de Fundão, da empresa Samarco Mineração S.A. O indiciamento reflete um entendimento pessoal do delegado e ocorre em um momento em que as reais causas do acidente ainda não foram tecnicamente atestadas e são, portanto, desconhecidas”. Além disso, respondeu a empresa, “as suposições da Polícia Federal sobre uma teórica responsabilidade da Vale baseiam-se em premissas que não têm efetivo nexo de causalidade com o acidente, conforme será oportuna e tecnicamente demonstrado pela Vale”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *