Planejamento realiza seminário sobre tecnologia em obras públicas

A Secretaria do Patrimônio da UniãoSPU, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, realizará, no próximo dia 02 de agosto, o seminário Building Information Modeling – BIM em Obras Públicas, visando fomentar o uso de tecnologia nos projetos de obras do poder público. O evento tem como público-alvo diretores, gerentes, engenheiros e arquitetos do serviço público e privado, além de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais com interesse em projetos e serviços de engenharia e construção.

A forma como as obras públicas são licitadas no País pode passar por grande transformação, de acordo com a Secretaria.

“A Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos estuda a exigência do BIM nas concorrências de obras públicas acima de R$ 7 milhões”, informa a SPU. Além disso, o Programa de Parcerias de Investimentos – PPI inclui a tecnologia BIM como condição para participação das licitações das empresas contratadas.

Melhor análise das obras

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a utilização de tecnologia da informação para uma melhor análise das obras é algo que muito pode oferecer como ganho de eficiência para a Administração Pública.

“O BIM envolve um planejamento integrado que abrange todo o ciclo de vida de um ambiente construído, como edificações, infraestruturas ou instalações por meio digital. A modelagem oferece suporte a projetos ao integrar as áreas ligadas à arquitetura e engenharias e oferecer uma análise precisa dos processos, além de proficiência na gestão dos recursos financeiros”, afirma.

De acordo com o professor, uma vez que há o interesse de se utilizar a tecnologia nos procedimentos licitatórios, é importante que os gestores estejam cientes de como esta deve ser aplicada, a fim de garantir que as contratações públicas sejam realizadas com a garantia do melhor modelo para a Administração Pública.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *