Lei permite pagamento de recompensa para informações que auxiliem investigação policial

Em nova lei publicada no Diário Oficial da União de hoje, 11, é estabelecido que é possível recompensar os cidadãos que realizarem denúncias que auxiliem a autoridade policial. 

“Entre as recompensas a serem estabelecidas, poderá ser instituído o pagamento de valores em espécie”, destaca a Lei nº 13.608/2018, aprovada pelo Congresso Nacional.

Para fazer jus à recompensa, as informações devem ser úteis para a prevenção, a repressão ou a apuração de crimes ou ilícitos administrativos.

A norma também estabelece que as empresas de transportes terrestres ficam obrigadas a exibir em seus veículos informações sobre o Disque-Denúncia, em formato de fácil leitura e visualização. Deve ainda veicular o número telefônico para denúncia e expressões de incentivo à colaboração da população.

“O informante que se identificar terá assegurado, pelo órgão que receber a denúncia, o sigilo dos seus dados”, prevê a Lei.

De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a lei apresenta irregularidade no ponto em que impõe a empresas de ônibus o dever de apresentar, em suas carrocerias, avisos tais ou quais.

“Qualquer imposição ao concessionário somente estará conforme o direito se estabelecer como será tratada a equação financeira do contrato”, explica.

Princípios jurídicos

Conforme o professor, a aparente insignificância de despesas, quando se trata de frota de veículos, assume proporções.

“O não cumprimento de regras jurídicas colocadas como princípios jurídicos garantidores demonstra a toda evidência a falta de maturidade do legislador e dos que teriam o primeiro dever de assegurar a consistência e a segurança jurídica balizadores do Estado Democrático de Direito”, esclarece Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *