Diário Oficial da União de quinta-feira, 16 de março de 2017

RJ está descumprindo compromissos do legado ambiental dos Jogos Olímpicos Rio 2016

O Rio de Janeiro e o Brasil deixaram de executar diversas obras ambientais que seriam resultado do legado ambiental dos Jogos Olímpicos Rio 2016. É o que constatou uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União – TCU, que encontrou atrasos e falta de transparência quanto ao andamento das obras.

Entre as promessas está a despoluição e tratamento de 80% do esgoto lançado na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. “Conclui-se que foi descumprido o compromisso assumido pelo País perante o Comitê Olímpico Internacional (COI) quando da assinatura do Dossiê de Candidatura aos Jogos Olímpicos, uma vez que o legado ambiental não foi entregue à população tal como previsto”, destacou o relator do processo no TCU, ministro Augusto Nardes.

Para o TCU, é perceptível a falta de priorização da prefeitura do município e do governo do estado do Rio de Janeiro com relação às obras. Por isso, determinou que o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, em conjunto com outros órgãos e entidades federais eventualmente competentes, acompanhem o caso. O Ibama deverá apresentar ao Tribunal, no prazo de 90 dias, um plano de ação com a indicação das providências para garantir a continuidade das obras ambientais.

Comentário do professor Jacoby Fernandes: 

tendo em vista o atual momento financeiro, o governo estadual possivelmente alegará não ter condições de arcar com as obras. Mas a verdade é que o gestor público precisava se planejar para garantir a efetivação do legado olímpico. Afinal, os governantes já sabiam que o Rio sediaria a Olimpíada desde 2006. A despoluição deveria ter começado bem antes dos Jogos para que os atletas pudessem competir em um ambiente saudável e limpo, o que não ocorreu. O recurso já deveria ter sido provisionado no momento em que houve o compromisso público de realização das atividades. Em vez disso, a questão ambiental ficou de lado e a população deixou de ser beneficiada por uma obra fundamental para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

Com informações do Portal do TCU.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *