Mel de produtores artesanais de Vacarias RS vira cosméticos e faz sucesso em hoteis

Pequenos apicultores do município de Vacaria no Rio Grande do Sul, embarcaram num projeto de qualificação profissional, Talentos do Brasil Rural, um projeto que tem como objetivo introduzir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turísticos, tendo como parceria a iniciativa privada (Ministérios do Turismo, Desenvolvimento Agrário e o Sebrae).

Os cursos oferecidos nesse empreendimento, são para melhorar as técnicas empregadas no produto em questão e fornecer conteúdo para administrar o negócio.

Hoje existem 89 associações e cooperativas para comercializar os produtos desses apicultores ao comércio de hospedagem, bares e restaurantes.

Esse grupo de apicultores que fazem parte da Associação Vacariense de Apicultores (Avapis) e tem como presidente Alair Vargas, confeccionam mensalmente 150 mil produtos de cosmética, vendidos para 20 hotéis do pais, dentre eles existem 3(três) unidades de uma rede internacional de hotéis de luxo.

Linha de cosméticos a base de mel da comunidade gaúcha

Shampoo, condicionador, sabonete líquido, loção hidratante e sabonetes em barra, fazem parte da linha de cosméticos da comunidade gaúcha feitas a partir do mel. A Avapis adquiri os cosméticos a preço de custo e revende para a comunidade ou em feiras.

A Avapis (Associação Vacariense de Apicultores) possuem atualmente 49 associados, faturam tanto com a venda do mel , como também ganham um percentual de 5% do total das vendas dos produtos já industrializados.

Vinicius Lages, Ministro do Turismo, afirma: “ O turismo é hoje o sexto item em pauta de exportação, com margem para crescer ainda mais”, diz “A renda gerada pelo turismo beneficia toda a cadeia associada ao setor, desde pequenos agricultores familiares às grandes redes de hotéis”, afirma Lages.

Já o diretor comercial da associação, Mauro Carvalho de Oliveira, diz que o próximo passo é investir para certificar a produção com selos de sustentabilidade, além de ajudar nas vendas, irá abrir futuramente a comercialização do produto no mercado de exportação.

Com informações do Ministério do Turismo.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *