Chuva de meteoros vai iluminar céu nesta madrugada

Um fenômeno astronômico chamado de “chuva de meteoros Liríadas” deve acontecer entre a noite desta quarta-feira (22) e a madrugada de quinta (23). No Brasil, de acordo com a Nasa, a chuva de meteoros poderá ser vista sem aparelhos de visualização durante a madrugada. O fenômeno tem este nome porque se origina da constelação de Lira, onde se encontra a brilhante estrela Vega.

Os meteoros devem se locomover a aproximadamente 10 meteoros por hora, mas a velocidade pode alcançar picos de 90 meteoros por hora. O tamanho dos meteoros é de tal magnitude que vai possibilitar a visão clara do fenômeno mesmo em grandes cidades.

Além da Nasa, o observatório Slooh, localizado nas Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico, vai transmitir em tempo real a Liríadas. Em locais onde o céu estiver encoberto ou bastante iluminados com luzes artificiais urbanas, a observação do fenômeno pode ser prejudicada..

A chuva de meteoros é causada pelo rastro da passagem de um cometa, que deixam detritos pelo caminho e, quando a Terra passa por esse rastro, eles queimam, por causa do contato com o oxigênio na entrada da atmosfera e viram os meteoros. O fenômeno deixa um risco luminoso no céu, popularmente conhecido como “estrela cadente”. O cometa que causa as Liríadas é o Thatcher, descoberto pelo americano A. E. Thatcher em 4 de abril de 1861.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *