Noruega encerra transmissões de rádio FM em 2017

A Noruega planeja encerrar as transmissões de rádio em frequência modulada (FM) em 2017, e se tornar o primeiro país do mundo a operar exclusivamente com o sistema de rádio digital terrestre, de acordo com o site Radio.no.

O Ministério da Cultura da Noruega anunciou que iria completar o processo de transição para o novo sistema em 11 de janeiro de 2017.

O país deve ser o primeiro no mundo a completar a implantação dessa nova tecnologia, que permite melhor aproveitamento do espectro de radiofrequências e redução de custos operacionais.

A rádio digital terrestre está disponível na Noruega desde 1995, operando em 22 canais nacionais.

Existe a possibilidade técnica de criação de mais 20 canais de rádio digital terrestre, cujo custo de transmissão é oito vezes menor que o da radiodifusão FM.

Segundo o site ebc, a tecnologia de transmissão de rádio digital ainda é incipiente e está em seu início e “a implantação do rádio digital parece estar longe de uma solução”.

« Os primeiros testes com a tecnologia digital, feitos com os padrões DRM (europeu) e HD (norte-americano), não alcançaram resultados satisfatórios » diz o site no final de 2013.

O Conselho Consultivo do Rádio Digital do Ministério das Comunicações ainda realiza estudos sobre os sistemas americano e europeu, para implantação da tecnologia mais adequada para realidade brasileira.

Pierre Pichoff

Escritor, colabora para diversos veículos de comunicação no Brasil, como O Estado do Maranhão e o Matheus Leitão News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *