Estado de São Paulo tem queda de 15,5% nas vendas do varejo

O volume de vendas do varejo ampliado do estado de São Paulo caiu 15,5% em maio de 2015 sobre o mesmo período de 2014. Em relação ao mês anterior, a retração foi bem menor (-1,8%). Já no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o comércio paulista já amargou retração de 7,7% nas vendas.

Os dados são do Boletim n.13 da pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O boletim também traz dados referentes a faturamento. E faz recortes por região e setor econômico.

De acordo com o presidente da ACSP, Alencar Burti, os resultados mostram que o varejo sofre cada vez mais com os ajustes macroeconômicos recentes. “Há, em São Paulo e em todo o país, uma conjuntura que tem afetado negativamente não apenas o poder de compra do consumidor, mas também sua intenção de comprar bens”, diz Burti. Para ele, essa baixa disposição das pessoas em adquirir produtos e serviços deve se alongar pelos próximos meses, evitando uma recuperação mais rápida do setor.

Na cidade de São Paulo, os resultados também não empolgaram: em maio, o volume de vendas no varejo ampliado apresentou retrações de 16,6% se comparado ao mesmo mês de 2014, de 4,4% sobre abril/2015 e de 7,7% no acumulado de cinco meses.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *