Levantamento do Datafolha aponta que brasileiros têm medo da polícia

Pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que 62% dos moradores das cidades brasileiros, com mais de 100 mil habitantes, têm medo de sofrer agressão policial. O levantamento foi feito por encomendo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que reúne pesquisadores da área. Foram entrevistadas mais de 1,3 mil pessoas em 84 municípios em todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos.

Em 2012, quando uma pesquisa semelhante foi feita, 48% dos entrevistados relataram esse temor. Naquele ano, porém, foram entrevistados moradores de cidades com 15 mil habitantes ou mais.

“A população sente que ou vai ser vítima do criminoso ou da própria corporação”, diz Renato Sérgio de Lima, professor da FGV e vice-presidente do Fórum.

A maioria dos que relataram ter medo da Polícia Militar é jovem, pobre, autodeclarados negros e nordestinos. A pesquisa mostra ainda que 53% da população tem medo de sofrer violência também da Polícia Civil.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *