Transplante de fezes é a cura para colite

Um método novo vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil para a cura de doenças intestinais causadas por bactérias. A ideia consiste, basicamente, no transplante de fezes para o paciente infectado. O enfermo ingere cápsulas com bactérias, a partir das fezes de uma pessoa saudável, geralmente um parente, voltando, assim, a ter um intestino saudável.

“Não há fezes [nas cápsulas] – apenas bactérias”, adianta o médico e pesquisador Thomas Louie, da Universidade de Calgary (Canadá).

Primeiro, as fezes do doador são processadas e purificadas. Depois, o material é embalado em cápsulas de gel que só vai dissolver quando chegar ao intestino.

Para que o tratamento tenha efeito, o paciente deverá tomar antibióticos por alguns dias. Após ele vai ingerir de 24 a 34 cápsulas, a flora intestinal começa a ser recomposta e, ao mesmo tempo, as bactérias mais nocivas ao organismo vão sendo exterminadas.

Quem tem a bactéria, além do desarranjo intestinal, pode ter enjoos e espasmos musculares. Futuramente haverá a possibilidade de o método favorecer outras doenças do sistema digestivo.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *