“Happy Birthday to You”, o famoso “Parabéns a você” fica livre de direitos autorais

Um dos casos mais polêmicos da história foi encerrado nesta semana. Trata-se dos direitos autorais do clássico “Parabéns a você”. A partir de agora, não há necessidade de pagar direitos autorais à empresa Warner/Chapell.

A empresa possuía um registro sobre a canção. No entanto, apenas sobre alguns tipos de acordes e não a canção em si.

“A Summy Co. jamais adquiriu os direitos sobre a letra de ‘Happy Birthday to You’. Os demandados não possuem direitos autorais válidos”, afirmou o Juiz King em sua sentença.

O processo teve início há 80 anos e só agora ocorreu uma decisão definitiva sobre a música. Sendo assim, a obra passa para o domínio público e não há mais a cobrança por sua execução.

Na ação, os advogados alegaram que a letra da música foi escrita em 1927, e que não existe nenhuma informação sobre direitos ou registro. Porém, até nos dias de hoje, se a canção fosse utilizada seja em pequenos, médios e grandes eventos, pagava-se uma taxa a Warner/Chapell. Calcula-se que nesse tempo todo a gravadora já ganhou cerca de US$ 2 milhões por ano só com o lucro do direito autoral.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *