AGU deve pedir afastamento do relator das contas de Dilma

Ainda nesta segunda-feira (5), a Advocacia-Geral da União (AGU) deve entregar ao Tribunal de Contas da União (TCU) o pedido de afastamento do ministro Augusto Nardes, relator das contas do governo Dilma Rousseff.

No último domingo (4), três ministros acusaram Augusto Nardes de parcialidade. Para eles, o relator não poderia ter antecipado o voto dele. Nardes já afirmou que vai recomendar a rejeição das contas do governo do ano passado.

Agora, o pedido de afastamento será entregue à presidência do Tribunal de Contas da União, que deve encaminhar o documento para a corregedoria.

“Ele não só antecipa o seu entendimento antes mesmo dos relatórios estarem prontos como ele também pretende um resultado do tribunal, quando ele diz que o TCU vai fazer história indicando a rejeição como um marco diferencial mostra exatamente isso”, disse o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

Nardes se defende

O relator das contas do governo repudiou as declarações do Advogado-Geral da União. Na opinião de Nardes, ele apenas disponibilizou a minuta do relatório e do parecer prévio aos outros ministros do TCU, para cumprir uma exigência do regimento interno do tribunal. O ministro teria apontado uma série de irregularidades nas contas, entre elas, as pedaladas fiscais.

Manobra

Na avaliação da oposição, o pedido de afastamento do ministro é uma manobra para evitar a rejeição das contas.

“Eles estão querendo desviar o foco de atenção, não discutir o mérito, o que o governo fez de errado para discutir um processo que tecnicamente está certo”, disse o senador Agripino Maia (DEM-RN).
O líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PE), disse que o Congresso deve se pronunciar sobre o que chamou de “intimidação”. “É dever do Legislativo respaldar e garantir a liberdade de atuar do TCU.O ministro Nardes não pode ser afastado porque contraria o Governo”, salientou Mendonça Filho, em nota.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *