Raduan Nassar é desafio para estudantes com Lavoura Arcaica

O romance Lavoura Arcaica de Raduan Nassar é considerado um dos mais difíceis livros exigidos por diversas universidades brasileiras nos editais de vestibular.
André é o narrador do romance que acontece no seio de uma família libanesa e cristã. Depois de se apaixonar pela irmã, Ana, André foge de casa. Pedro, seu irmão mais velho, tenta trazê-lo de volta. O romance possui uma enorme carga sexual não explicíta e faz uma analogia com a passagem bíblica do filho pródigo. André demonstra durante o enredo sua enorme insatisfação com as regras expostas pelo pai e um duro ambiente familiar.
O romance é dividido em duas partes: A Partida e O Retorno. Na primeira parte, o cenário do livro é o quarto da pensão que André se abriga após fugir de casa. É na pensão que Pedro tenta convencer André a voltar para casa. O diálogo entre os irmãos mostra o primeiro confronto entre a alma transgressora de André e a conservadora de Pedro.
Na segunda parte, após o retorno de André, o ambiente passa a ser a fazenda da família.
A narrativa envolve uma paradoxo entre regras e liberdade, entre o sagrado e o profano, do começo ao fim. O tempo não é cronológico e os personagens são complexos. André, Ana, o irmão mais novo, Lula, e a mãe são criaturas sensíveis e prezam pelo afeto. Já o pai, o irmão mais velho e as duas irmãs mais velhas são rígidos e morais. A configuração da mesa de refeições deixa clara essa separação na família. Na cabeceira é o lugar do pai, representando a autoridade, a lei, a tradição, a ordem. À sua direita, e à sua semelhança, está o lugar de Pedro, e ao lado dele as irmãs mais velhas, que dividem os mesmos valores paternos. À sua esquerda, senta-se a mãe, e ao lado dela os transgressores: André, Ana e Lula, o irmão mais novo.
O escritor Raduan Nassar é brasileiro, filho de imigrantes libaneses. É considerado pela crítica um dos grandes escritores contemporâneos, comparado a Clarice Lispector e Guimarães Rosa. É referência no uso da força poética na prosa. Raduan ficou conhecido com os romances Um copo de cólera e Lavoura Arcaica. Lavoura Arcaica ganhou o prêmio Jabuti.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *