Anvisa inclui nova substância em lista de medicamentos sujeitos a controle especial

Nas farmácias, muitos remédios são vendidos com receita médica, outros precisam de duas vias do pedido e assinatura do paciente, e outra parte é liberada sem burocracia. Responsável por essa catalogação de medicamentos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa frequentemente atualiza a lista com os nomes das substâncias que devem ser vendidas sob controle. Hoje, por meio da Resolução nº 44, de 8 de outubro de 2015, acrescentou a vortioxetina na Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial.

A medida visa identificar e reprimir os produtos considerados nocivos pelos órgãos competentes. Por isso, a vortioxrtina agora só poderá ser vendida com receita de duas vias, de cor branca, contendo a assinatura e o número de documento de identificação de quem está comprando. A vortioxetina é um antidepressivo inibidor da recaptação da serotonina, ou seja, restabelece o equilíbrio da serotonina, uma substância natural no cérebro, que ajuda a melhorar certos problemas de humor.

Todas as substâncias contidas na listagem devem obedecer aos requisitos previstos em legislação para que os órgãos policiais e judiciais possam agir com celeridade na fiscalização e no combate efetivo em relação às substâncias que causem risco à saúde da população.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *