PF prende secretário do extinto Ministério da Pesca e superintendente do Ibama

A Polícia Federal prendeu o secretário-executivo do extinto Ministério da Pesca, Clemerson José Pinheiro. Nesta quinta-feira (15), agentes fizeram uma busca e apreensão na Pasta, na deflagração da Operação Enredados. A ação pretende desarticular um grupo que negociava concessão ilegal de permissão de pesca industrial.

Clemerson José Pinheiro da Silva ocupava o cargo de secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura. “A investigação identificou inúmeros ilícitos, desde a pesca ilegal, passando por fraudes em documentação para inserir no mercado o pescado sem origem, até a identificação de organização criminosa com ramificações no Ministério da Pesca e no Ibama, causando sérios prejuízos ambientais também em outros Estados”, explicou a PF, em nota.

Na ação, foram emitidos também 19 mandados de prisões e 63 de busca e apreensão em várias cidades do país, incluindo São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina. Mais de 400 agentes da PF cumprem os mandados.

Entre os presos, está ainda o superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) em Santa Catarina, Américo Ribeiro Tunes. Em sua casa, no bairro Santa Mônica, foram apreendidos ainda documentos e computadores. Ele foi encaminhado para o prédio da PF em Florianópolis, na avenida Beira-Mar Norte.

“Dentre as ilegalidades constatadas, algumas foram de forma reiterada, como a desconsideração dos dados do PREPS – Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações por Satélite -, que monitora a atividade dos barcos pesqueiros”, disse ainda a PF.

Exoneração

Após a prisão de Américo Ribeiro, a assessoria do Ibama informou que o funcionário foi exonerado do cargo. Na tarde desta quinta-feira, o coordenador geral de fiscalização do instituto, Jair Schmitt, dará uma coletiva em Porto Alegre (RS) para fornecer detalhes das investigações.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *