Alunos de design criam ferramenta para enfrentar crise hídrica

O projeto chamado Coletivo Flui pode ser um grande aliado para combater a escassez de água. Ele foi criado por estudantes de graduação em Design de Produto do IED São Paulo (Istituto Europeo di Design).

A primeira iniciativa do Flui é a Bomba Hacker, uma ferramenta portátil que coleta o excedente de água gerado em atividades domésticas como o banho, por exemplo, para poder utilizá-la no restante da casa. A solução é simples e que pode ser produzida por qualquer pessoa por apenas R$75.

O projeto, que contou com a orientação dos professores do IED, é resultado de uma parceria com o escritório de inovação e design Questto|Nó, com sedes em São Paulo e Nova York, e o Design Sistêmico Jaakko Tammela.

A ideia é apenas disponibilizar gratuitamente o passo a passo da construção da engenhoca para que alcance o maior número possível de pessoas.

Na avaliação de Victor Megido, diretor geral do IED Brasil, é importante que os futuros designers estejam atentos às demandas contemporâneas. “Design não é só objeto. Design é projeto de futuro. Isso nos possibilitou a chance de dar aos nossos alunos, através da busca por soluções a problemas reais da sociedade, a possibilidade de ter uma experiência do que é realmente atuar no mercado brasileiro de Design e fazer a diferença”, aponta. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Brasil News

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.