Brasil e EUA podem produzir vacina contra o zika vírus

Segundo o diretor-presidente da Agência Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, os governos do Brasil e Estados Unidos devem costurar um acordo nesta semana, em Genebra, para tentar produzir uma vacina contra o zika vírus. A ação ocorre logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitir alerta de que a doença deve se espalhar pela maior parte do continente americano.

“Para esse desenvolvimento de uma vacina, poderemos estabelecer uma rede de cooperação com os Institutos Nacionais de Saúde americanos (NIH, sigla em inglês)”, disse Barbosa, que está na Suíça para reuniões na OMS.

De acordo com ele, a entidade americana reúne centros que já trabalham com o Brasil na vacina da dengue em desenvolvimento pelo Instituto Butantã. “Vamos ter uma conversa aqui em Genebra com os americanos exatamente para isso”, adiantou.

Barbosa, porém, destacou que a aliança não será exclusiva ao Brasil e Estados Unidos. “Outros países poderão se unir. É uma preocupação global”, disse.

O novo cenário já fez a OMS assumir para si o combate à doença. No comando, Marie Paule disse à reportagem que, neste momento, faz “um mapeamento de quem está fazendo o que na luta contra a doença”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *