Escolas públicas participam de ações para combater Aedes aegypti
Mais um dia D. Nesta sexta-feira (19), escolas de todo o País receberão o Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o zika. A presença da presidente Dilma Rousseff e alguns ministros é aguardada em algumas unidades de ensino.
O objetivo das atividades é conscientizar e mobilizar os estudantes para o combate o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.
Dilma participará do cronograma com alunos do Colégio Alfredo Vianna, no município baiano de Juazeiro. Além disso, pelo menos 25 ministros viajam pelo país para visitar escolas. O vice-presidente Michel Temer participa da mobilização em Rio Branco (AC).
Ao longo do dia, as escolas receberão palestras, panfletos e vistoria para combater possíveis criadouros do mosquito. Alunos, professores e diretores deverão participar da agenda.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, salientou que a prevenção é a melhor alternativa contra o Aedes aegypti e que a mobilização das redes pública e privada de educação fará a diferença para combater o mosquito.
“Só na rede pública são mais de 200 mil escolas. Por meio da sala de aula podemos manter informadas a juventude, as crianças, e elas levarem para dentro de casa uma nova atitude. O dia é para todo mundo parar e refletir, mas vai ter que ser uma campanha permanente. Todo mundo tem que gastar 15 minutos por semana para não deixar nada de água parada dentro de casa”, afirmou Mercadante.