Incêndio na refinaria de Pasadena queima 35 mil barris de óleo

Alvo de investigações da Operação Lava Jato, a refinaria de Pasadena, no Texas, sofreu um incêndio no último sábado (5). Segundo a Petrobras, administradora da refinaria desde 2006, um funcionário ficou ferido. Porém, ele recebeu atendimento médico e já foi liberado. As estimativas iniciais revelam a queima de pelo menos 35 mil barris de óleo durante o acidente – o segundo na unidade após a aquisição pela estatal brasileira. Em 2011, o local também sofreu uma explosão, sem feridos.

A companhia não esclareceu as causas do acidente ocorrido na Unidade de Hidrotratamento de Diesel, por volta de 13 horas no horário de Brasília.

“O plano de ajuda mútua entre a refinaria e as autoridades locais foi acionado e as chamas controladas. Profissionais da PRSI e do Condado de Harris (Harris County) procederam monitoramento da qualidade do ar no entorno da refinaria e nenhum impacto exterior foi identificado”, disse a companhia em nota divulgada.

Bombeiros e policiais trabalharam por aproximadamente três horas para controlar o fogo. A imprensa local afirma que a explosão na refinaria também teria provocado abalos em casas próximas à unidade. A fumaça decorrente do fogo teria causado o fechamento para navegação do canal de Houston, além de vias e um túnel próximos à unidade. Já a Petrobras diz que houve apenas o “bloqueio preventivo” das vias, que já tiveram o tráfego liberado.

A estatal destacou que a refinaria continua operando e tem todas as autorizações de funcionamento dos órgãos americanos. 

Pivô da Lava Jato

A refinaria de Pasadena é marcada por ser um dos pivôs da operação Lava Jato. A controversa aquisição da instalação pela Petrobras, em 2006, é um dos alvos da operação Lava Jato, que investiga um bilionário esquema de corrupção que envolve a estatal, empreiteiras e políticos.

Os investigadores da Lava Jato já revelaram ter indícios de recebimento de propina por parte de ex-funcionários da Petrobras na operação de compra, e cogitaram até mesmo pedir a anulação da aquisição.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *