Deputados batem boca antes mesmo do início da sessão sobre impeachment

A comissão que analisa o relatório do impeachment nem começou e já registrou um confusão entre os parlamentares presentes, nesta segunda-feira (11). O bate-boca aconteceu por causa da lista de chegada de suplentes. As informações são do Estadão Conteúdo.

A tensão começou entre os deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Vitor Valim (PMDB-CE), que votam a favor do impeachment, e os governistas Orlando Silva (PC do B-SP) e Hildo Rocha (PMDB-MA).

Rocha anunciou que registraria presença no painel e reclamou que não havia combinação para lista de ordem de chegada antes da abertura do sistema. “Mudaram a regra sem combinar comigo”, declarou o parlamentar, que chegou às 9h21. Valim, no entanto, rebateu e afirmou que era o terceiro da fila, já que havia chegado às 7h30. Orlando Silva entrou na discussão em defesa de Rocha.

Já Marun se irritou com a confusão e reclamou que pegou avião de madrugada para estar cedo em Brasília e acusou os governistas de não respeitarem a fila.

“Você não tem ética, por isso estão quebrando o país. Vocês são furões de fila. Comunista que é golpista”, afirmou Marun aos gritos. “Sou comunista graças a Deus. Você será derrotado, Marun. No grito não”, retrucou Orlando Silva.

Entenda

A preocupação da oposição e do governo é garantir que, em caso de falta de algum membro titular, seu suplente tenha o voto validado. Segundo a regra anunciada na semana passada pelo presidente da comissão, Rogério Rosso (PSD-DF), será computado o voto do suplente do bloco partidário que registrar presença primeiro.

Um dos que não estarão presentes na sessão de hoje é o deputado Washington Reis (PMDB-RJ) –que integra o grupo dos oito parlamentares que se declaram indecisos. O deputado está internado com a gripe H1N1.

Com isso, há um debate sobre quem será o suplente que pode votar em seu lugar. A reposição do titular é por ordem de chegada.

Além disso, ainda não está definido se o suplente que assumir pode ser da mesma legenda, ou pode ser do mesmo bloco do titular ausente.

Veja, abaixo, o placar do impeachment, segundo o Estadão:

291 a favor

61 indecisos

46 não responderam

115 contra o impeachment

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *