OMS garante que o Zika vírus causa microcefalia

Agora é oficial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma que as autoridades médicas americanas não devem ter mais dúvidas de que o vírus da zika causa a microcefalia.

Na quarta-feira (13), o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) destacou não haver mais dúvidas quanto a relação entre os dois.

“Estudos publicados nesta semana marcam um ponto de virada na epidemia de zika. Agora está claro que o vírus causa microcefalia”, apontou o diretor do CDC, Tom Frieden, em comunicado à imprensa.

Nesta quinta-feira (14), a OMS confirmou a declaração. “Existe forte consenso científico de que o vírus da zika é a causa da microcefalia, da Síndrome de Guillain-Barré e de outras desordens neurológicas”, disse.

Fatores diversos

Em uma nota à imprensa, a OMS disse que os cientistas ainda não excluem a possibilidade de “outros fatores possam combinando com o vírus do zika para causar as desordens neurológicas”. Sobre isso, a entidade alerta que “mais pesquisa é necessária antes que qualquer conclusão seja feita”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *