Gilmar Mendes envia novo pedido de inquérito sobre Aécio

Um segundo pedido de abertura de inquérito para investigar o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), foi enviado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para nova análise do procurador-geral da República, .

Gilmar pediu ao chefe do Ministério Público depoimentos prestadas por Aécio sobre as suspeitas apontadas nas investigações da Operação Lava Jato. Agora, Janot poderá reavaliar se mantém ou não o pedido de investigação.

Janot havia encaminhado a solicitação de instauração de investigação, com base na delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), com o objetivo de investigar se houve, de fato, atuação do senador mineiro na tentativa de esconder o mensalão mineiro na CPI dos Correios.

No dia 12 de maio, o ministro já havia enviado outro pedido de inquérito, sobre a suposta presença de Aécio emum esquema de corrupção em Furnas, para reavaliação da Procuradoria Geral da República.

Vale lembrar que o ministro Gilmar Mendes chegou a abrir inquérito no caso Furnas. Porém, diante de informações prestadas por Aécio, suspendeu a coleta de provas autorizada e pediu uma reavaliação.

Delação de Delcídio

No termo de colaboração 18 de Delcídio do Amaral, ele aponta irregularidades para maquiar dados do Banco Rural em relação ao mensalão mineiro durante a CPI dos Correios, em 2005, que apurou o mensalão do PT. Delcídio do Amaral era presidente da CPI.

Segundo a delação do petista,  quando apareceram pedidos de quebra de sigilo contra o Banco Rural integrantes do PSDB teriam ficado incomodados. Ele afirmou ainda que o então governador de Minas, Aécio Neves, enviou pedido pelo então secretário-geral do PSDB, Eduardo Paes, para delongar prazos de entrega das quebras.

O senador cassado detalhou que, além de Aécio e Paes, o parlamentar Carlos Sampaio também sabia da maquiagem dos dados. O relatório final da CPI dos Correios “foi feito com base nestes dados maquiados”, apontou Delcídio.
A defesa de Aécio Neves, contudo, nega qualquer tentativa do senador de influenciar as investigações da CPI.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *