PF e MPF deflagram Operação Janus que investiga sobrinho de Lula

Na manhã desta sexta-feira, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram a operação Janus, que investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por crime de tráfico de influência internacional supostamente para beneficiar a construtora Odebrecht.

O principal alvo das buscas e apreensões é o sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos. Ele foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento.

Na representação que justifica os mandados, a procuradoria afirma que há “fortes indícios de irregularidades e de condutas, em tese delituosas, no sentido de, no mínimo, dissimular e ocultar valores de origem ilícita”. Além da condução obrigatória de Taiguara, também houve quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico dos supostos envolvidos no esquema.

Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, conhecido como Lambari, amigo de Lula e irmão da primeira mulher do ex-presidente, Maria de Lourdes.

Histórico

Uma das empresas de Taguara, de engenharia, a Exergia Brasil, foi contratada pela Odebrecht em 2012 por 3,5 milhões de reais para cuidar da obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola.

O acordo entre as partes foi formalizado no mesmo ano em que a Odebrecht conseguiu financiamento de R$ 464 milhões de dólares no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar esse projeto na África.

A investigação do MPF tem como objeto principal a suspeita de que Lula, após deixar a presidência em 2011, teria se tornado uma espécie de operador da Odebrecht.

Agora, a investigação tem o objetivo de esclarecer os motivos que levaram a Odebrecht a contratar a Exergia Brasil, empresa de Taiguara, entre os anos de 2012 e 2015, para fazer as obras na hidrelétrica de Angola.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *